Em 1970, Marcelo Ciampolini - idealista e apaixonado pela pecuária - comprou, para sua firma IMOBRÁS, gleba bruta de terras no município de Três Lagoas, à margem esquerda do Rio Sucuriú. Nela implantou, ao longo de anos de trabalho, o ciclo completo de cria, recria e engorda.

Para o repasse de cerca de 4.000 fêmeas cara limpa, formou-se um plantel Nelore P.O. e P.O.I., desde o início sob a orientação do veterinário de Andradina, Fernando Demario dos Santos. O enfoque principal dado por Marcelo Ciampolini sempre foi a busca de fertilidade, de habilidade materna e de ganho de peso, consideradas as circunstâncias peculiares da região: solos em sua maior parte fracos e pastos predominantemente formados com capim brachiaria.

Com seu falecimento, em 1988, as terras foram partilhadas, cabendo uma parte delas a seu filho Cesar Ciampolini, em nome da firma TELC AGROPECUÁRIA. Essa parte, a partir de então, passou a chamar-se Fazenda Barra do Sucuriú.

Com a fazenda, vieram também as matrizes P.O. e P.O.I., optando-se pela dedicação exclusiva ao nelore de raça pura e à produção de tourinhos melhoradores. Fêmeas de grande qualidade foram compradas nos mais renomados criatórios, nos anos 90. Em 1997 foi adquirido da fazenda Mundo Novo o reprodutor Lengruber B 7369 da MN (Manah Mistério). Esse reprodutor bastante usado na fazenda acabou indo em 1998 para ABS Pecplan e lá permaneceu por seis anos. Em 1998, o zootecnista Marcelo Moura foi chamado para conduzir os acasalamentos no plantel da TELC, aumentando ainda mais a qualidade de nossos produtos.

Hoje, mais de 25 anos passados, o NELORE TELC firma-se como uma importante criação em Mato Grosso do Sul. Seus touros e suas matrizes são procurados por criadores e selecionadores. Avançadas técnicas reprodutivas (I.A. e FIV) e de avaliação de carcaça (AOL + Marmoreio), aliadas a correto e moderno manejo de pastagens (constante adubação, piqueteamento por cercas elétricas), os maiores cuidados de higiene e sanidade animal, colocam o NELORE TELC na vanguarda.

São, hoje, cerca de 50 doadoras de embriões e mais de 300 fêmeas de ponta, P.O. e P.O.I., em regime de inseminação e com acasalamentos criteriosamente dirigidos. Nossos touros Manah Mistério (Lemgruber fechado), PIUZAN FIV da TELC (Manso+Visual) e PENSADOR FIV da TELC (Zefec+Rambo) estão com sêmen a venda na Raçador Inseminação Artificial.

Conheça em nosso site um pouco disso tudo. Conheça o futuro do Nelore no Brasil. Conheça o NELORE TELC.